Prezado(a) cliente,
O livro Registro de Inventário é obrigatório para todas as empresas, que comercializam ou industrializam mercadorias, e, tem o objetivo de registrar todas as mercadorias em estoques quando do levantamento do balanço da empresa.
As pessoas jurídicas tributadas pelo Lucro Presumido ou pelo Simples Nacional, devem escriturar o Livro Registro de Inventário ao final de cada ano-calendário, ou seja, em 31 de dezembro de cada exercício.
As tributadas com base no Lucro Real escrituram o Livro Registro de Inventário ao final de cada período: trimestralmente ou anualmente quando houver opção pelos recolhimentos mensais durante o curso do ano-calendário, com base na estimativa (RIR/1999, art. 261).
Devem ser arrolados, pelos seus valores e com especificações que permitam sua perfeita identificação, as mercadorias (revenda), as matérias-primas, os produtos intermediários, os materiais de embalagem, os produtos manufaturados e os produtos em fabricação, existentes no estabelecimento à época de balanço.
Quanto ao valor unitário, deverá será atribuído o valor de custo de aquisição da mercadoria, ou, no caso da industrialização o preço de custo.
Na falta da escrituração do Livro Registro de Inventário implicará em infração, perante a legislação do IPI, bem como na do ICMS, o qual o contribuinte estará sujeito às penalidades dos respectivos regulamentos.
A escrituração deste livro, deverá ser efetivada dentro de 60 (sessenta) dias, contados da data do balanço. Envio a Contabilidade Sercon através do Domínio Atendimento até 18/01/2020.
Abaixo modelos, para elaboração do inventário:
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Ressaltamos ainda, inexistindo estoque de mercadorias, essa informação deverá ser passada a Contabilidade Sercon para o seu devido registro.
Por último, caso o contribuinte tenha software para controlar o estoque de mercadorias, deverá enviar o inventário por processamento de dados, ou sendo o caso, elaborar planilha em excel, ainda incluindo o Código EAN obrigatório pela Sefaz. Verificar planilha de orientação no link abaixo.
O preenchimento da planilha facilitará o envio da informação nos próximos anos, além de tornar a tarefa de correção de valores mais fácil, quando o valor total do estoque não corresponder com a movimentação da Contabilidade.
Todos os Códigos de Relevância solicitado na Coluna H da planilha INVENTÁRIO, estão disponíveis na planilha Intitulada de Tabela de Relevância. Para auxiliar nessa tarefa, segue Planilha Modelo a ser preenchida e um guia Passo a Passo de como utiliza-la.
Por favor, em caso de dúvida consultar nossa Gerência de Serviços com a Srta. Andréia e/ou algum membro do nosso Departamento Fiscal.
Obs. Caso não receba e-mail com a planilha, favor solicitar a SERCON.
Clique AQUI para baixar o pdf com orientação de preenchimento das planilhas.
Clique AQUI para baixar a planilha modelo.